2 de agosto de 2016

Meninas de Ouro - MARINA LOBACH

SEUL - 1988
Com o fim do boicote da URSS, os jogos olímpicos finalmente teria toda a elite de atletas do mundo.
De destaque: o caso de doping de Ben Johnson no atletismo e além de todos as disputas passarem de madrugada aqui no Brasil...




MARINA LOBACH



 

Nasceu em 1970, na Bielorrússia, na época país membro da União Soviética. Ela começou na ginástica rítmica aos 7 anos a convite de um técnico que foi a sua escola. A partir de 1982, Marina ingressou a equipe júnior da URSS e 2 anos depois a equipe principal e veio seu primeiro título internacional. Marina ganharia por 3 anos seguidos o campeonato soviético.

  

Nunca conseguiu um grande resultado em mundiais, tendo uma prata no mundial de 1985 na corda e ouro em 1987 no arco.
Para as olimpíadas, as favoritas eram as búlgaras em especial Bianka Panova, que fizeram 1-2-3 no mundial. Marina conseguiu um 4º empatada com sua colega de equipe, Oleksandra Tymoshenko.



NAS OLIMPÍADAS...
Quase que Marina não participa com uma lesão no calcanhar dias antes da estreia nos jogos. A vontade de competir foi maior que a dor.
Marina não deu chance a ninguém. 1ª nas qualificatórias com nota 10 em todos os aparelhos. E nas finais, mais 10 perfeitos em todos os aparelhos, conseguindo a medalha de ouro. Mas foi apertado, venceu por 0,050 de diferença. Sem esquecer que ela foi a mais jovem ginasta a conquistar o ouro, com 18 anos. Adriana Dunavska da Bulgária com a prata e o bronze para sua companheira de equipe Oleksandra Tymoshenko da Ucrânia, competindo sobre a bandeira URSS.





E DEPOIS....
Disputou o campeonato europeu em 1989 mas sem um resultado expressivo. Se aposentou após a competição. Em entrevista, ela disse que se sentia vazia, porque seu objetivo foi alcançado.
Em 1993, ela e suas ginastas foram convidadas por um clube italiano a competir lá. Em 1994 retornou a sua pátria e 1998 voltou a Itália. Hoje em dia, ela é arbitra e técnica da Federação Bielorrússia de Ginástica e participa do comitê técnico da União Europeia de Ginástica.



FATOS

O ouro no judô por Aurélio Miguel. E o único do Brasil naquela olimpíada :/
Tênis e tênis de mesa passaram a ser esporte olímpico.
Não tivemos brasileiras na disputa da gr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário